Vai chegando Outubro e a Rua 25 de Março no Centro de São Paulo fica lotada, todos comprando fantasias para comemorar o Halloween, uma festa que vem ganhando cada vez mais espaço ,podendo ser comparada ao Carnaval, que está sendo introduzida pelas escolas de Inglês , pois é um costume mais comum na Inglaterra e EUA Longe de ser uma mera festa à fantasia , esta festividade tem uma origem muito antiga na tradição religiosa dos Celtas( povo que habitou a Europa desde cerca 1.200 antes de Cristo), povo temos como referência quando falamos de druidas, Merlin, magos etc. .
Para este povo a magia era parte de suas vidas e dos ciclos da Natureza e suas principais festividades tinham profunda relação com estes ciclos. Além disto, havia um grande respeito pelos antepassados, pois os Celtas temiam a Segunda Morte , a do esquecimento, mais do que a morte física, e para tanto, se esmeravam para terem uma vida digna e honrada que servisse de exemplo às novas gerações que relembrariam seus atos heróicos e nobres.
Para eles o período do fim de Outubro e começo de Novembro, quando os primeiros sinais do inverno começavam a ficar evidentes, era como se a Natureza estivesse para morrer, onde se abria um portal entre mundos quando todos os mortos poderiam seguir o seu rumo ao “Outro Mundo”, um momento de transição, em que as pessoas poderiam se recolher, refletir sobre a Morte , seus entes queridos que se foram, compartilhando com eles oferendas ( os bolos de alma).
A passagem do dia 31/10 para 1/11 era considerada o Ano Novo, um ciclos finalizava e outro começava , os mortos tinham permissão para uma breve visita recebendo homenagens, ritos e oferendas. Esta data , o All hallowed ‘eve ( véspera do dia de todos os Santos), Halloween acabou tendo uma apelo tão forte que, nem mesmo o advento do Cristianismo e a caça às bruxas da Inquisição conseguiram sufocar , assim, seguindo o exemplo de outras festividades Celtas cristianizadas como , Candelária ,2/2; Páscoa, com ovo e coelhinho, São João e suas fogueiras de purificação, Natal , com as árvore e Papai Noel, o dia de todos os Santos foi instituído no séc. VII pelo Papa cristão Bonifácio IV.
Manteve-se assim a tradição, mas foi se apagando a origem e o por quê dela , hoje as crianças se fantasiam de caveira , de fantasmas e de bruxas e saem pedindo doces, como se fossem as almas atrás de suas oferendas, sem saber o que significa tudo isto. Os fantasmas , os animais como morcegos, aranhas e o Jack o’lantern , o cara de abóbora, representam os seres noturno que poderiam caminhar entre os mundo e levar mensagens para os habitantes do Outro Mundo.
A ligação do Halloween com as bruxas é por que a religião Celta deu origem ao que hoje chamamos de bruxaria, pois conheciam a magia e as forças sobrenaturais dos seres da Natureza, que emprestavam suas forças para a descoberta de riquezas, do uso de plantas medicinais e para a arte da sedução. A roupa preta, as cores escuras, têm relação com o luto, com a Noite, com as energias subterrâneas e também servia de proteção e disfarce, pois , se os mortos estavam à solta, quem saísse de casa à noite era melhor que saísse disfarçado para não atrair a inveja deles.
Para os atuais praticante desta tradição, hoje chamada de Wicca, é um dia propício para consultar oráculos, realizar feitiços para o ano novo e desenvolver poderes , pois contamos com a assistência de entes queridos do outro lado. E por que manter esta tradição? Hoje a mera sobrevivência já é uma meta difícil, estamos tão mais preocupados com a própria vida do que lembrar de antepassados, buscamos as novidades e ter nossos minutos de glória, mas será que se retomássemos o verdadeiro espírito do Halloween , não procuraríamos fazer mais para sermos lembrados? De qualquer forma, também é interessante notar que, sabendo ou não o porquê, a tradição se mantém , uma necessidade que faz com que a perpetuemos, será que o mortos a reclamam? Será que temos a necessidade de trazer um maior significado às nossas vidas?
Enfim, o Halloween e outras festividades Pagãs sobreviveram nos dias de hoje e, se muitos podem contestar a sua validade, que pelo menos respeitem as bruxas que homenageiam, em especial, suas antepassadas, mulheres, curandeiras ,erveiras, parteiras etc., injustamente sacrificadas, neste dia a elas consagrado.
Curiosidades do Halloween:
1 – A Bruxa representa uma pessoa com poderes de se comunicar com os mortos
2 – O Jack O’Latern , personagem mitológico que conseguiu enganar a morte e poder caminhar entre os mundos segurando uma lanterna com forma de abóbora( uma referência às últimas colheitas do ano), e foi incluída nos festejos do Halloween desde 1750
3 – Fantasmas e caveiras, simbolizam os ancestrais, que não vem para assustar , mas para participar dos festejos
4 – Morcegos, corujas, gato preto e vampiros, seres noturnos com conexão com os mortos.
5 – O Halloween é comemorado no signo astrológico de Escorpião que tem relação com a Morte e profundas transformações
6 – As oferendas consistem em maçãs e bolos de abóbora.
As Bruxas que saem do armário
Por que as bruxas estão saindo do armário? Por que começam a aparecer como mulheres belas e poderosas, substituindo o papel antigo de vilãs , nos filmes? Na verdade, esta mudança de paradigma é fruto de um processo. A bruxaria que manteve-se no anonimato de uma cultura hereditária e oculta, vem ressurgindo em sincronia com a maior participação da mulher na sociedade ocidental, pois a bruxaria faz parte da tradição Ocidental e, vem crescendo com os movimentos feministas, hippies, e de contracultura.
Lembrando que , o cristianismo não trouxe apenas os ensinamentos de Cristo, mas o patriarcado judaico, quando se tornou a religião oficial, não poderia conviver numa sociedade onde mulheres teriam menos direitos, e seriam poderosas conselheiras, cultas e com dons de cura.
Assim, não foram apenas as bruxas que foram perseguidas, mas todas as mulheres que foram tendo o seu papel na sociedade diminuído ao papel de meras donas de casa, sem sensualidade, sem acesso à cultura, sem poder expressar seu lado intuitivo. A partir daí foi negado à mulher o direito sobre o seu corpo, sua sexualidade, direito a escolher o parceiro, a opinar politicamente e atuar.
Enquanto isto, os homens guerreavam, subjugavam nações, destruíram culturas, destruíram a Natureza em busca de riquezas, negavam tudo o que não pudesse ser explicado, primeiro pela Igreja, depois pela ciência e, construíram o mundo de hoje com sua tecnologia e suas mazelas.
Só que chegou um momento que nem mesmo o homem agüentou viver no Mundo que construiu, onde o equilíbrio Natural começou a cobrar o seu preço, as guerra foram ficando cada vez mais sem sentido, ou melhor com um sentido de ganância. cada vez mais explícito e ,já nem dava conta de trazer o sustento para a família; a mulher foi participando cada vez mais , quis , primeiro ocupar os mesmos postos, provar que era capaz, depois compreendeu que era diferente e que esta diferença era também importante e começou a fazer valer esta diferença.
Estes movimentos fizeram as pessoas darem um outro olhar para as Culturas Orientais, até que se desenterrou um tradição Ocidental tão rica quanto à Oriental do ponto de vista cultural e espiritual mas que não eram patriarcais, onde a mulher conhecia e sabia usar o seu poder. Aí a bruxaria renasceu com o nome de Wicca, não só como uma religião alternativa, mas como uma proposta de um novo estilo de vida extremamente feminino, onde as mulheres que já tendo reconquistado o direito à instrução, ao trabalho, à participação política e ao próprio corpo, poderia recuperar a dignidade de aspectos inerentes ao seu sexo como ser mãe, ter intuições, ser sedutora, ser sábia, pois, nos primórdios do movimento feminista muitas se masculinizavam para ter postos e condições semelhantes ao homem e , isto , também era um desrespeito à sua própria Natureza.
Quando a religião começou a ressurgir, as mulheres reencontraram nela a possibilidade e resgatar o poder feminino, conhecer os seus ciclos vitais e sincronizá-los com os grandes Ciclos Cósmicos e da Natureza. Aí o homem se dá conta de que também estava carente de alma, surgem as pesquisas sobre a inteligência emocional, paranormalidade, sexto sentido, campos mórficos, a física quântica chega a esbarrar em conceitos esotéricos , temas que com outros nomes sempre fizeram parte do Universo feminino.
Deste modo, muitas mulheres simplesmente descobriram-se bruxas da noite para o dia e foram atrás de um modo de vida pelo qual sempre ansiavam, e esta ânsia é apenas uma resposta à necessidade humana por um respeito maior ao Universo feminino, à Natureza e à vida. Também é uma resposta de alma de todo ser humano que tendo entregue seu poder as instituições e esquecido que o divino está por toda parte, naquilo que destrói., resolve recuperar este poder,. Assim, sair do armário é uma conseqüência natural, nós bruxas não achamos que todos serão bruxos, mas é bom termos reconquistado o direito de sermos e vivermos conforme o que acreditamos.
Awesome! Its actually remarkable piece of writing, I have
got much clear idea on the topic of from this paragraph.
thanks